segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Recomendação para criação de um Fundo de Emergência Social na freguesia

Considerando que o país vive uma grave crise económica que se reflecte de forma extremamente negativa na vida dos portugueses, a que os matosinhenses não são excepção.

Considerando que o elevadíssimo número de desempregados que não tem direito ao subsídio de desemprego, encontrando-se, deste modo, numa situação desesperante de elevado risco de pobreza, requer também da parte das autarquias medidas específicas de carácter emergentel.

Considerando que as situações de pobreza acentuada multiplicam-se, elevando-se de forma dramática no aumento do número de famílias que têm dificuldades graves em adquirir bens de 1.ª necessidade, pagar os medicamentos ou serviços médicos, as rendas de casa ou mensalidades de escola.

Estes são alguns aspectos da realidade concreta vivida por milhares de pessoas, nomeadamente, por matosinhenses, e que confirmam e reforçam a necessidade de criação de um fundo de emergência social que deverá combater as consequências nefastas do quadro de crise económica e social.
Assim, os deputados do PSD propõe que esta Assembleia de Freguesia recomende ao executivo da Junta a criação e implementação de um Fundo de Emergência Social, com uma verba de 5% do Orçamento, a inserir nas Opções do plano e do Orçamento para 2011, e que promova medidas de apoio a diversas situações de emergência social com vista a salvaguardar um eventual agravamento da situação social na freguesia de S. Mamede de Infesta.

Este fundo tem como objectivo apoiar os que mais precisam, nomeadamente famílias da freguesia de S.Mamede de Infesta que pontualmente possam a estar a viver um período da aflição e de grande crise.


Aprovada por unanimidade, contudo dependente de aceitação do executivo Socialista.
Bruno Pereira

2 comentários:

  1. Uma intervenção muito pertinente no actual contexto económico do concelho.

    ResponderEliminar
  2. É muito importante que o exemplo parta do poder político,e esta medida pode vir a ser uma pequena ajuda para quem pouco ou nada tem,em virtude da conjuntura económica e social que vivemos presentemente.É com bastante satisfação que verifico que esta medida foi aprovada por unanimidade.

    ResponderEliminar