segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Recomendação do PSD à Assembleia de Freguesia

O desemprego é a razão principal que leva as pessoas procurar ajuda e o Orçamento do Estado para 2011 não beneficiará os portugueses, sobretudo os da classe média e baixa: no respeito ao abono de família, na diminuição de algumas prestações sociais, no aumento dos impostos, nomeadamente, do IVA e no aumento do custo de vida em geral.

As escolas estão a detectar cada vez mais casos de novos pobres.
Trata-se de alunos da classe média – baixa sem direito à Acção Social Escolar (ASE) porque os rendimentos familiares estão acima dos valores mínimos necessários.

Um pouco por todo o país, por Matosinhos e na nossa freguesia em particular, cada vez mais crianças chegam à escola com fome, e é de estômago vazio que tentam aprender. Pouco ou nada comeram de manhã. Pouco ou nada comeram à noite.
Há alterações de comportamento associadas à fome que os professores já aprenderam a detectar e que garantem ser mais notório este ano lectivo.

É urgente responder de imediato às necessidades alimentares, sentidas para que as crianças da nossa freguesia não tenham dificuldades na aprendizagem.

Neste sentido, o PSD defende que a autarquia de Matosinhos não pode virar as costas a este imenso problema social, devendo mostrar compreensão e bom senso e hierarquizar os seus investimentos, pois este é certamente um investimento para o futuro.

Desta forma, a Assembleia de Freguesia de S. Mamede de Infesta, consciente da necessidade económica que muitas famílias em tempo de crise atravessam, e sabendo que a educação é um desígnio nacional, vem recomendar à Câmara Municipal de Matosinhos, o seguinte:

a) o reforço das refeições escolares para os alunos da freguesia de S. Mamede de Infesta mais carenciados porque muitos deles não irão certamente jantar; e,

b) a abertura das escolas e das cantinas escolares da freguesia de S. Mamede de Infesta nos fins-de-semana, se se justificar e se a situação económica piorar, para apoiar alimentarmente os alunos mais carenciados.


Aprovada por unanimidade
Bruno Pereira

2 comentários:

  1. Prova de que o partido está atento à realidade da população que serve.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma medida que tive oportunidade de ver proferida na Assembleia de Freguesia e que demonstra que o Partido Social Democrata de São Mamede de Infesta está alerta para as necessidades básicas que realmente afectam os jovens mamedenses e a população em geral.É uma chamada de atenção consciente para o poder político municipal,que deve mobilizar recursos financeiros para ultrapassar este grave problema social.

    ResponderEliminar