sábado, 20 de junho de 2009

A linha de metro de São Mamede, ou como a Câmara de Matosinhos continua a iludir os seus munícipes

Como muitos outros mamedenses, recebemos um panfleto da Câmara Municipal de Matosinhos, assinado pelo Dr. Guilherme Pinto. com uma "excelente novidade" - a Linha de Metro de São Mamede.

Porém, essa “excelente novidade”, foi anunciada pela Metro do Porto em 1 de Outubro de 2008. Para uma “novidade”, o anúncio em Junho, pela Câmara, vem alguns meses atrasados. É certo que um presidente sem obras necessita de relembrar aos seus munícipes a existência de futuros projectos, dando-lhe “novidades” requentadas.

Curiosamente, a verdadeira novidade foi o traçado, que não coincide com o que consta do documento “Desenvolvimento do sistema de metro ligeiro do Porto”. Na verdade, a nível das estações de metro, o panfleto da Câmara difere radicalmente do documento da Metro do Porto, quer na freguesia da Senhora da Hora, quer na freguesia de São Mamede. Em relação a São Mamede, é interessante verificar que a Câmara apresenta uma estação na Pedra Verde, que surge noutro local (Fonte da Moura) no documento da Metro do Porto. Será para agradar aos mamedenses residentes na Pedra Verde, na expectativa de colher votos junto destes munícipes?

Para um processo em que “a Câmara Municipal de Matosinhos acompanhou com diálogo com firmeza e com um forte empenho todo o processo relativo à selecção dos traçados que avançariam de imediato”, há aqui diferenças significativas. Afinal, tanto empenho e o mapa que é apresentado pela Câmara é substancialmente diferente do que consta do documento oficial da Metro do Porto? No mesmo documento, consta ainda que a linha de São Mamede apenas avançará em 2015, estando pronta em 2016. Há um certo desfasamento entre estas datas e um “traçado que avançaria de imediato”.

Mais uma vez, o Dr. Guilherme Pinto tenta iludir os munícipes de Matosinhos com projectos distantes, e anuncia traçados não oficiais. Até quando poderão os munícipes, os interessados em viver no Concelho de Matosinhos e, muito em particular, os mamedenses, tomar decisões de vida, como comprar casa, confiando neste tipo de informações, que não têm qualquer tipo de credibilidade? Qual a posição da Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta sobre este panfleto? Mais uma vez, a Câmara de Matosinhos tenta iludir os seus munícipes. Exigimos uma política de verdade e transparente para todos! De propaganda, promessas vãs e falsas esperanças estão os mamedenses fartos!

1 comentário:

  1. Eu gostava de perceber a razão de tanto alarido em relação a um serviço que só vai estar em funcionamento em 2016! Eu preciso da linha de metro em S Mamede "ontem", não em 2016! Eu e todos os que desesperamos face aos constantes atrasos dos autocarros, dos quais dependemos para chegar a uma estação de metro, não merecemos uma resolução mais rápida?
    Em Lisboa estão constatemente a melhorar e a alargar as linhas de metro existentes; aqui nunca há verbas!

    ResponderEliminar