segunda-feira, 19 de julho de 2010

Linha de Leixões: Refer responsabiliza Câmara de Matosinhos por atrasos na construção de apeadeiros

«A Rede Ferroviária Nacional (Refer) responsabilizou hoje a Câmara de Matosinhos por atrasos no processo de construção de dois novos apeadeiros na Linha de Leixões, cujas obras estavam anunciadas para o passado mês de abril.

Em causa estão paragens previstas para as imediações do hospital de São João e para a Arroteia, fundamentais para atrair mais passageiros à Linha de Leixões, tendo em conta que se situarão nas proximidades de uma estação de metro que garante ligação ao centro do Porto.

Em resposta a pedidos de esclarecimento da agência Lusa, a Refer garantiu ter concluído os projetos e lançado concursos para as empreitadas, acrescentando que os trabalhos só não avançaram porque a Câmara de Matosinhos ainda não cumpriu integralmente o protocolo celebrado com a empresa gestora das linhas de caminho de ferro.

“Para a total materialização da segunda fase torna-se igualmente necessário assegurar, através de terreno municipal, as respetivas acessibilidades àquelas novas infraestruturas ferroviárias, sem as quais não será possível a Refer dar início à sua construção”, explicou a empresa.

Ainda de acordo com a Refer, este processo referente às acessibilidades “aguarda, desde 24 de setembro de 2009, decisão por parte da Câmara Municipal de Matosinhos, entidade responsável por esta componente do projeto”, nos termos do protocolo celebrado pelas partes.»

Fonte: Agência Lusa.

1 comentário: