terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rescaldo das Legislativas

Boas, embora as ultimas eleições não tivessem corrido da melhor forma para o Partido Social Democrata, a nivel desta nossa cidade obtivemos uma das melhores votações a nível local. Há que referir que a nossa freguesia tem actualmente, por volta de 19.400 eleitores e votaram, por volta de 12.000.

Assim é de referir que dentro de 14 dias temos uma eleição autárquica, onde o eleitor tem outra visão. Mas, fazendo o rescaldo e utilizar o resultado destas últimas eleições legislativas depreende-se a forte possibilidade de voltarmos a ser poder, para pelo menos fazermos mais do que duas obras em quatro anos de mandato!!

Contudo peço a todos os simpatizantes já para não dizer militantes para se mobilizarem em torno da candidatura e lutarem por esta nossa cidade.

È altura de mudar e RELANÇAR SÃO MAMEDE.

Cumprimentos, Bruno Pereira

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RELANÇAR SÃO MAMEDE


Caro Mamedense,
Sou candidata a Presidente da Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta.
Orgulho-me de abraçar um projecto para a nossa cidade que assenta num plano estruturado de verdadeiro progresso e desenvolvimento que fará São Mamede de Infesta entrar finalmente no Século XXI.
Animada de confiança, determinação e sobretudo de grande sentido de responsabilidade, proponho para o desenvolvimento da nossa Cidade, em sintonia com o plano de acção do próximo Presidente da Câmara de Matosinhos José Guilherme Aguiar, levar a cabo as seguintes medidas:


• Criar mais emprego, criando um pólo empresarial que produza riqueza
• Apoiar o comércio local, criando mais estacionamento e políticas de promoção activa
• Criar na Freguesia um espaço cultural multiusos preferencialmente negociando a aquisição para a Freguesia do “Cine S. Mamede”, reabilitar este espaço cultural, pondo-o ao serviço da população e das Associações da nossa Cidade, criando um cartaz cultural anual
• Melhorar as escolas e disponibilizar actividades de ocupação de tempos livres e férias, com creches, instalações renovadas, estabelecer parcerias com as Associações para a formação de grupos oficinais, artísticos a fim de estimular o gosto pela diversidade de saberes ;
• Desporto e lazer para todos, reivindicando polidesportivos, espaços verdes e um Parque de Arte Urbana com rampas de skate, ciclovias e zona de manutenção;
• Melhorar os transportes públicos, tornando o Metro uma realidade e lutando por mais linhas de autocarros entre os arredores e o centro da Cidade;
• Melhorar as ruas e passeios, tendo em atenção a mobilidade de idosos, carrinhos de bebé e cidadãos com necessidades especiais;
• Aumentar a segurança, com mais iluminação pública e lutando por mais meios humanos e materiais para a esquadra local da PSP
• Criar uma bolsa de voluntariado, que disponibilize gratuitamente serviços e apoio aos mais carenciados;
• Implementar um Programa de Turismo Sénior, melhorando a qualidade dos passeios, garantindo nestes passeios o acompanhamento por médico e/ou enfermeiros;
• Aproximar a Junta de Freguesia dos Mamedenses, criando um gabinete de atendimento ao Munícipe, associado aos serviços da Câmara Municipal de Matosinhos;
Tendo sempre as pessoas em mente, as especificidades de cada zona da nossa Cidade, e a sua vasta história, comprometo-me convosco, com Seriedade, Dedicação e Trabalho, a
RELANÇAR SÃO MAMEDE
Tenho a certeza que juntos seremos capazes,

Célia Santos

sábado, 26 de setembro de 2009

COMUNICADO DA CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO MATOSINHOS MERECE MELHOR À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE SÃO MAMEDE DE INFESTA


HOJE, DIA 24 DE SETEMBRO DE 2009, QUANDO SE PREPARAVAM PARA INICIAR MAIS UMA JORNADA DIÁRIA DE TRABALHO, OS FUNCIONÁRIOS DA NOVINCO ENCONTRARAM O PORTÃO QUE DÁ ACESSO ÀS INSTALAÇÕES DA EMPRESA FECHADO A CADEADO.
SEGUNDO O QUE FOI DITO AOS TRABALHADORES PELO SEGURANÇA DE SERVIÇO NAS INSTALAÇÕES DA NOVINCO A ORDEM FOI DADA PELO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA VIA FAX.
ENTRE OS TRABALHADORES QUE HOJE SE CONCENTRARAM JUNTO AO PORTÃO O AMBIENTE ERA DE REVOLTA, CONSTERNAÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO.
ESTA ATITUDE DO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA CONFIGURA UMA SITUAÇÃO DE “LOCK OUT” VEDADA PELA CONSTITUIÇÃO E PELA LEI ORDINÁRIA, NOMEADAMENTE PELAS LEIS LABORAIS.
PARA ALÉM DISSO ESTE ENCERRAMENTO É PREJUDICIAL A TODOS OS CREDORES DA EMPRESA, POIS NÃO OBSTANTE A PARALISAÇÃO DA PRODUÇÃO, O CERTO É QUE AS MERCADORIAS QUE AINDA EXISTEM EM STOCK E QUE ERAM VENDIDAS DIARIAMENTE, DEIXARÃO DE SER VENDIDAS E CONSEQUENTEMENTE NÃO GERARÃO QUAISQUER RECEITAS.
DE ACORDO COM INFORMAÇÕES PRESTADAS PELOS TRABALHADORES, FOI POR ESTES SOLICITADO AO ACTUAL PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO MAMEDE DE INFESTA, SR. ANTÓNIO MOUTINHO MENDES, UMA AUDIÊNCIA , TENDO OBTIDO COMO RESPOSTA QUE TAL REUNIÃO DEVERIA REALIZAR-SE NA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS, NA PRESENÇA DO DR. GUILHERME PINTO.
NO DECURSO DESSA REUNIÃO QUE SE REALIZOU, ONTEM DIA 23 DE SETEMBRO, O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DR. GUILHERME PINTO, ESTANDO PRESENTE O PRESIDENTE DA JUNTA SR. ANTÓNIO MOUTINHO MENDES, FOI DITO PELO SENHOR PRESIDENTE DA CÃMARA QUE NÃO INTERFERIRIA NO ASSUNTO POIS O SEU MANDATO ESTAVA A CHEGAR AO FIM E NÃO SE JUSTIFICAVA A SUA INTERVENÇÃO, O QUE NÃO SE COMPREENDE, VISTO QUE OS TRABALHADORES APENAS LHE SOLICITARAM QUE NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DA CÂMARA TELEFONASSE AO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA E QUE INTERCEDESSE JUNTO DESTE NO SENTIDO DE LHES SER PAGO PELO MENOS O SALÁRIO RELATIVO AO MÊS DE AGOSTO, O QUE ESTE DISSE QUE FARIA DEPOIS DOS TRABALHADORES SE AUSENTAREM…
É NOSSO ENTENDIMENTO QUE ESTA SITUAÇÃO É GERADORA DE UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL, QUE JUSTIFICA A ADOPÇÃO DE MEDIDAS CONCRETAS POR PARTE DOS AUTARCAS ELEITOS QUE ATÉ AO DIA 11 DE OUTUBRO TÊM A OBRIGAÇÃO DE CONTINUAR A EXERCER PLENAMENTE AS SUAS FUNÇÕES.
CASO ASSIM NÃO ENTENDAM FICA AQUI O REPTO PARA QUE SUSPENDAM TODAS AS INAUGURAÇÕES, ESPECTÁCULOS E OUTRAS MEDIDAS DEMAGÓGICAS, POPULISTAS E DEPRIMENTES PARA A DEMOCRACIA DO CONCELHO QUE APENAS TÊM EM VISTA A SUA REELEIÇÃO E NÃO QUALQUER INTERESSE DAS POPULAÇÕES DO CONCELHO.

Célia Santos
Candidata à Junta de Freguesia de Mamede de Infesta pela coligação PPD-PSD/CDS-PP.
24 de Setembro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“NOVINCO A FECHAR FAMÍLIAS A CHORAR”


NO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2009, QUANDO SE PREPARAVAM PARA INICIAR MAIS UMA JORNADA DIÁRIA DE TRABALHO, OS FUNCIONÁRIOS DA NOVINCO ENCONTRARAM O PORTÃO QUE DÁ ACESSO ÀS INSTALAÇÕES DA EMPRESA FECHADO.
SEGUNDO O QUE FOI DITO AOS TRABALHADORES PELO SEGURANÇA DE SERVIÇO NAS INSTALAÇÕES DA NOVINCO A ORDEM FOI DADA PELO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA VIA FAX.


Inconformados com esse encerramento os trabalhadores pretendem continuar a lutar pela manutenção dos seus postos de trabalho, concentram-se na entrada da empresa, que labora há 64 anos, apreensivos com o futuro.
Todos os trabalhadores, pessoal técnico e administrativo, que se encontravam presentes afirmaram que o que mais os incomodava era a desumanidade com que estão a ser tratados, pelos diversos intervenientes, reprovando a actuação do administrador de insolvência nomeado, que desde o início sempre vem afirmando que a Novinco terá que encerrar, pois “… a novinco é uma filha da cimianto que não deixa a mãe respirar e por isso tem de encerrar…” Os trabalhadores desde Agosto do corrente ano que não recebem os seus salários apesar de existir dinheiro em caixa que permite fazer face a esses pagamentos.
O administrador de insolvência prometeu em reunião havida com os funcionários que asseguraria o pagamento dos salários dos meses de Agosto e Setembro o que não sucedeu, tendo o referido administrador dito mais tarde aos trabalhadores que essa decisão ficaria protelada até à realização de uma Assembleia de Credores, no âmbito do Processo de Insolvência.

Célia Santos

sábado, 19 de setembro de 2009

JOSÉ GUILHERME AGUIAR E CÉLIA SANTOS EM ARRUADA NO MERCADO DE S. MAMEDE






José Guilherme Aguiar e Célia Santos, acompanhados de membros da lista da coligação "Matosinhos Merece Melhor" à Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal e simpatizantes, visitaram hoje de manhã o Mercado de São Mamede de Infesta, onde foram recebidos com entusiasmo não só pelos comerciantes, como também pela porpulação em geral.
Ouviram de alguns comerciantes com banca no mercado diversas queixas relativas à actual dinâmica e condições deste espaço.
De seguida a comitiva percorreu várias artérias da Cidade, tendo uma vez mais colhido dos Mamedenses a habitual simpatia e palavras de apoio às suas candidaturas.
CONTINUAMOS COM ENERGIA E VONTADE RUMO À MUDANÇA.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jornal Matosinhos Hoje de 15 de Setembro de 2009

Na edição de 17 de Abril de 2002, deste Jornal (Matosinhos Hoje) o actual presidente da Junta António Moutinho Mendes declarou a propósito da elevação a cidade da nossa Freguesia e da construção da “Nova Centralidade”:“ O que eu posso dizer sobre isso, é que de momento não falta absolutamente nada a São Mamede de Infesta, tanto ao nível de serviços como de outros equipamentos. O mamedense já não tem necessidade de se deslocar ao Porto ou a Matosinhos para tratar de determinados assuntos". Perante estas declarações podemos finalmente entender o estado de estagnação e inércia a que São Mamede de Infesta foi votado nos últimos anos. Aqueles que foram legitimados pelos Mamedenses para governar a nossa cidade acreditavam já em 2002 que pouco havia por fazer e nesse estado de resignação e apatia, lá foram deixando passar os anos sem exigirem para a população que se comprometeram a representar, mais e melhores condições de vida.
A São Mamede de Infesta não falta nada???
Desde logo faltam, entre outros, infra-estruturas que permitam um pleno desenvolvimento sócio-cultural e desportivo dos cidadãos; Faltam apoios e incentivos ao investimento privado e investimento público que promova a criação de emprego; Falta uma política de incentivo ao comércio local;
Falta melhorar substancialmente a rede de transportes e a rede viária; Assim sendo não se compreende como pode a mensagem de campanha do PS que figura nos outdoors do candidato à Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta ser “CONSTRUIR O FUTURO” , pois este candidato , como acima se refere acreditava no passado que nada havia a fazer para o futuro, já que não faltava nada a São Mamede de Infesta.
Mas falta ainda fazer tanto por São Mamede, sendo que essencialmente, falta vontade a quem nos governa de exigir do poder camarário obra para a nossa cidade, quando digo obra não me refiro somente à construção ou instalação de valências públicas, refiro-me essencialmente a projectos pensados para as pessoas, chegou a hora de trabalhar com seriedade e afinco pela defesa dos interesses da nossa população.
Chegou a hora da mudança, não só de rostos mas de atitudes e de projectos, chegou a hora de exigir do poder camarário e do poder central soluções para o desenvolvimento da nossa comunidade, exigir mesmo aqueles que se filiam na mesma opção partidária, porque o primeiro dever de solidariedade de um eleito é para com a sua comunidade e não deve transigir nunca a favor de outros interesses que não os dessa comunidade.

Célia Santos,
Candidata à Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta pela Coligção PPD-PSD/CDS-PP, com o honroso voto de confiança do PPM

terça-feira, 15 de setembro de 2009

JOSÉ GUILHERME AGUIAR E CÉLIA SANTOS VISITARAM A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE SÃO MAMEDE



Os candidatos da Coligação Matosinhos Merece Melhor José Guilherme Aguiar e Célia Santos, visitaram hoje a Associação Académica de São Mamede.
Recebidos pela Direcção tomaram conhecimento do trabalho desenvolvido pela Associação e inteiraram-se dos seus projectos para o futuro.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Proposta da Bancada do PSD na Assembleia de Freguesia

Exma. Sra. Presidente do Conselho de Administração
Dra. Fernanda Pereira Noronha Meneses Mendes Gomes


Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA
Av. Fernão de Magalhães, 1862 - 13º 4350-158 Porto

ASSUNTO: Prolongamento das linhas 506 e 604.
Porto, 9 de Setembro de 2009

Exma. Sra. Dra. Fernanda Pereira Noronha Meneses Mendes Gomes,

Durante mais de 3 décadas, a freguesia de S. Mamede de Infesta (cidade há mais de 8 anos) dispôs de 4 linhas STCP (M, mais tarde 86, L, mais tarde 54, 7, mais tarde 600, e 71) que a ligavam directamente e sem transbordos ao centro da cidade do Porto. Com o passar dos anos e apesar do enorme crescimento da população mamedense, esse serviço tem vindo a piorar, sendo a linha 600 a única que actualmente o faz.
As linhas 506 e 604 terminam no Hospital de S. João, obrigando os utentes que pretendem ir para o centro do Porto, a efectuar um desagradável transbordo que se agrava em dias chuvosos e/ou quando se transportam carrinhos de bebé, canadianas ou cadeiras de rodas.
Na sequência de muitas queixas que tem recebido da população, a Assembleia de Freguesia de S. Mamede de Infesta, representada por todos os seus 13 Membros das diferentes forças políticas abaixo indicadas, vem desta forma solicitar unanimemente que Vossa Excelência efectue, com a maior brevidade que lhe for possível, as diligências necessárias às seguintes modificações:

Prolongamento da linha 506, no sentido Matosinhos – Hospital de S. João, até à Cordoaria (antigo trajecto 86), passando pelo Amial, Hospital da Prelada e Hospital de Santo António. Muitos mamedenses efectuam cirurgias e tratamentos específicos nestes dois hospitais, apesar do hospital de concelho ser o Hospital Pedro Hispano, pelo que esta medida muito irá beneficiar estes utentes.
Esta modificação irá beneficiar também os residentes em Matosinhos, Senhora da Hora e Padrão da Légua, freguesias abrangidas por esta linha.

Prolongamento da linha 604, no sentido Aeroporto – Hospital de S. João, até à Avenida dos Aliados (antigo trajecto 54).
Esta modificação irá beneficiar também os residentes a norte de S. Mamede de Infesta, em todas as freguesias do concelho da Maia, por onde a linha passa.

Sem mais de momento, despedimo-nos com as nossas mais cordiais saudações e agradecendo toda a sua preciosa atenção.

Esta foi uma das propostas da Bancada do PSD, a ver vamos se a maioria socialista, não a chumba.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Obras "sem respeito pelos cidadãos"



Neste verão realizaram-se obras para instalação de saneamento básico em São Mamede de Infesta, esta foi uma das poucas obras realizadas neste último mandato socialista, mesmo assim esta obra é da responsabilidade da empresa privada Indaqua, que é responsável pelo Concelho de Matosinhos.

Não me quero alongar muito, sobre a privatização do antigo SMAS, mas que foi um negócio prejudicial para a o erário publico da cidade de Matosinhos é uma certeza. Contudo não deverá ter sido prejudicial para todos os intervenientes, independentemente da cor partidária.

Neste texto, pretendo alertar para o seguinte, as obras começaram em meados do inicio do verão, contudo ainda não terminaram, estamos a falar de dois meses de obras, em que no primeiro tudo ficou pronto, a nível de saneamento, só ficando a faltar a requalificação da via publica.Assim, as ruas ficaram semanas por alcatroar, buraco por todo lado, poeira com fartura e nem se dignificou a preocupar com os residentes daquela zona. Aposto que aqueles cidadãos tiveram um verão incomodo e desagradável, pois a Indaqua demorou demais a reconstruir aquilo que destruiu, ou seja as ruas já deviam estar pavimentada há muito mais tempo (ainda não estão sequer).

Assim, é isto que caracteriza o concelho de Matosinhos, na cidade de São Mamede, poucas obras e quando existem, são de iniciativa privada, devido a fraca capacidade do executivo de junta de atrair obras publicas para a nossa cidade e ainda o total desrespeito pelos habitantes desta cidade, devido a demora das obras, ninguém se preocupa com o bem estar dos habitantes.


Cumprimentos Bruno Pereira

TESTE A SUA TENDÊNCIA DE VOTO NAS LEGISLATIVAS 2009

No próximo dia 27 de Setembro de 2009, Portugal vai eleger o seu próximo Primeiro(a)-Ministro(a) e os deputados à Assembleia da República, teste a sua tendencia de voto em www.bussolaeleitoral.pt.