Foi evidente o interesse dos militantes social- democratas na formação sobre políticas autárquicas, que decorreu no passado dia 23 de Novembro, na sede da Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta.
Tendo como orador convidado o jovem autarca eleito pelo PSD, Dr. Alberto Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, esta iniciativa demonstrou aos presentes o imenso trabalho que uma autarquia com uma dimensão considerável, cerca de 50 000 habitantes, pode fazer em prol da sua população, mesmo que as competências atribuídas pela sua Câmara Municipal (neste caso a do Porto), ao abrigo da lei em vigor, sejam poucas.
Assente numa política de gestão criteriosa e transparente dos recursos financeiros da junta, o Dr. Alberto Machado explicou como é possível à autarquia portuense realizar, por exemplo, programas de incentivo ao empreendedorismo, utilizando para isso o edifício de uma antiga escola primária como incubadora de empresas, que pagam um valor simbólico pelo usufruto do espaço.Um apoio essencial para quem deseja arriscar, criar o seu próprio negócio e não pretende investir muito dinheiro. A autarquia agradece a parceria, gerando uma receita adicional no seu orçamento, cuja folga também permite ajudar os mais carenciados da freguesia.
A criatividade, a visão e o dinamismo que os dias de hoje requerem, são conceitos que o autarca de Paranhos parece conhecer bem, colocando ao dispor da população uma série de actividades e serviços que nem sequer imaginaríamos possíveis que o actual executivo socialista da Junta em São Mamede de Infesta executasse e que poderiam ser igualmente aplicados por cá.
Através destas formações muito profícuas, os futuros quadros políticos e possíveis autarcas da JSD e do PSD no concelho de Matosinhos ficam definitivamente a ganhar, ao adquirirem o conhecimento necessário para enfrentarem os desafios vindouros e, consequentemente, para uma participação cívica cada vez mais esclarecida ao serviço dos matosinhenses.
André Rocha
Núcleo do PSD de São Mamede de Infesta
Sem comentários:
Enviar um comentário