segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portugal é um avião com 4 motores e 2 vão desacelerar

O governador do Banco de Portugal falou hoje sobre o impacto das medidas de austeridade na economia nacional.

Carlos Costa descreveu o País como um avião com quatro motores (consumo público, consumo privado, exportações e investimento) para explicar que "há dois motores que vão desacelerar" por força do pacote de austeridade: o consumo público e o investimento.

A receita é simples: "não há crescimento económico sem crescimento do produto nem há crescimento do produto sem investimento".

Ainda assim, sublinhou o governador, "se as exportações continuarem no bom caminho não há razão para que o avião não siga uma boa trajectória", sendo que a turbulência dependerá sobretudo "da conjuntura internacional e da competitividade das empresas no mercado internacional".

O tal avião tem, no entanto, alguns problemas estruturais como o défice de poupança, os níveis de capital das empresas e uma excessiva taxa de financiamento externo, alertou hoje Carlos Costa durante a apresentação do Inquérito à Literacia Financeira do Banco de Portugal.

Na mesma ocasião, o governador voltou a comentar os grandes projectos de obras públicas que estão em cima da mesa, defendendo que "os investimentos devem ser analisados em termos de retorno" e apelando à consciência "de que os recursos são limitados".


http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-um-aviao-com-4-motores-e-2-vao-desacelerar_101912.html

Bruno Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário