terça-feira, 29 de junho de 2010

Núcleo do PSD de São Mamede alerta para uma situação de potencial perigo na Freguesia

Armazém de gás no centro de S. Mamede indigna PSD.
Câmara de Matosinhos admite que o licenciamento “é quase escandaloso”

Inês Schreck

O PSD está indignado com a existência de um armazém de botijas de gás no rés-do-chão de um prédio no centro de S. Mamede de Infesta. A proprietária garante que está tudo legal. A Câmara diz que a licença da Direcção Regional de Economia é “quase escandalosa”.

A escassos metros da igreja de S. Mamede de Infesta, a dois passos da sede social-democrata, há um armazém de botijas de gás da Galp, no rés-do-chão de um edifício habitacional de cinco pisos.
Os eleitos locais do PSD entendem que aquelas instalações não deveriam existir numa zona urbana, temem pelo perigo de explosão e pelas dificuldades que os bombeiros teriam em passar do portão, em caso de acidente. No armazém estacionam automóveis e carrinhas, o que os leva a acreditar que ali está uma “bomba-relógio”.

Por isso, chamaram os deputados parlamentares e a Imprensa para mostrarem o que consideram “inaceitável” nos dias que correm. “Quisemos ver de perto porque é difícil acreditar que, em plena malha urbana, haja um armazém destes. É incrível que as autoridades não actuem”, disse o social-democrata Pedro Duarte.

O armazém existe há cerca de 20 anos e a proprietária garante que nunca houve problemas. “Há cerca de dois ou três anos”, com a legislação que obriga os camiões de gás a entrar e sair pelos portões de frente, “o camião grande deixou de vir” e as instalações passaram a armazenar “apenas as botijas que são distribuídas diariamente pelas carrinhas”.
Ou seja, acrescentou, onde antes armazenavam centenas de botijas, agora estão cerca de 50. O armazém-mãe situa-se em Paranhos, esclareceu Fernanda Vilarinho, surpreendida com as queixas. A proprietária assegura que nunca foi interpelada pelo PSD sobre o assunto.

Os sociais-democratas dizem que, nos últimos dois anos, têm recebido várias queixas de moradores. “Esta situação já foi alvo de várias denúncias à Câmara, aos bombeiros e à PSP. Mas a Câmara é a única que não estranha estas instalações”, referiu Pedro da Vinha Costa, líder da concelhia PSD/Matosinhos.
Para o deputado Pedro Duarte basta “bom-senso” para perceber que o espaço “não pode estar legal”. “Se estiver licenciado é porque alguma coisa está errada”.

A Autarquia garante o contrário. O espaço está legal, mas o presidente da Câmara, Guilherme Pinto, entende que o licenciamento da Direcção Regional de Economia do Norte é “quase escandaloso”.
A armazenagem de gás, segundo os serviços municipais, está licenciada, pelo Alvará nº1150/P, emitido pela Direcção Regional de Economia do Norte, a 7 de Fevereiro de 2003, pelo prazo de 18 anos.
“Este licenciamento, de acordo com a entidade licenciadora, obedeceu no seu projecto ao cumprimento de todas as normas regulamentares de segurança, higiene e salubridade”, referem os serviços municipais.


Fonte Jornal de Noticias.

Cumprimentos, Bruno Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário